5 de maio de 2014

Chamados




Deus te chamou e ninguém é chamado por Ele para continuar no mesmo estado em que estava. 

Todos os quais foram chamados, Ele também os capacitou para executarem a obra que lhes foi entregue.
Para algumas pessoas, Deus lhes entregou uma porção mais generosa do Seu poder. Outras, no entanto, desempenham serviços que aos olhos humanos parecem inexpressivos, mas, contém a mesma importância para Deus. Não é o poder que caracteriza a importância e sim, a importância da capacitação que Deus nos deu do Seu poder, pois, três mil almas ganhas para Deus num dia de culto ao ar livre, tem a mesma importância e significado de uma alma ganha pela simples entrega de um folheto evangelístico.

O propósito para o qual Deus te chamou é algo que você pode descobrir, observando os talentos que você desempenha no corpo de Cristo. Não queira ser pastor quando na verdade a igreja em que você congrega é edificada por suas palavras de exortação a sã doutrina. neste caso, invista num curso teológico e busque capacitar-se na esfera da apologética. Se você tem facilidades em trabalhar com crianças, então não queira empenhar serviços na área da secretaria de sua denominação. Se você canta, não perca o seu tempo elaborando o estuda da próxima aula de escola dominical. Deus lhe confirmará o propósito para o qual você foi chamado e mediante essa compreensão, o seu propósito será compartilhado em benefício de outras pessoas e, assim, a sua semente dará fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta, Mateus 13:8.

Se você ainda não compreendeu o porquê Deus te chamou talvez um dos motivos seja porque ainda não quis ser despertado da velha maneira de viver. Continua pensando que o banco da igreja traz menos responsabilidades e com frequência mais liberdade. Nesse sentido, o banco da igreja é um conforto que acomoda o comodismo pessoal; É assento de passividades e de flagrante indiferença Espiritual. Tentar mudar essa condição é querer levar a sério que Deus te chamou e que Ele tem um propósito para você. Compreender o porquê Deus te chamou é antes de tudo a razão para a qual você passará a viver. O empenho será acatado com prazer e o serviço prestado será com a eficácia do amor com que Ele te amou, buscando outros para entenderem quanto da salvação para a qual Deus também os chamou.

Aceitar o fato para o qual Deus te chamou é renunciar tudo aquilo que em particular você tem como valor. O apostolo Paulo considerou e aceitou com profundidade a perda do que ele tinha por valor. Ele deixou o registro disto em Filipenses 3:7-8 “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo”.
As renuncias no dia a dia culminará no fato para o qual Deus te chamou: Conquistar a excelência do conhecimento de Cristo Jesus.

Chegar às conclusões que envolvem essas quatro perguntas é algo que em muitos casos exigem no mínimo a maturidade, força de vontade e, sobretudo um despertamento Espiritual. Não é algo que se aprende nas escolas dominicais. Não é pela frequência em determinada denominação. Não se toma posse por autointitulamento. Não são realidades outorgadas por meio de diplomas. Em se chegar a estas conclusões é, pois, senão, a evidencia do começo de se viver nestas verdades:

“Já estou crucificado com Cristo; E vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; E a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, O qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim”, Gálatas 2:20.

Caberá a cada um o examinar das próprias respostas.

R. Matos.

Nenhum comentário: