3 de março de 2014

Deus é fiel




Querendo ampliar o meu conhecimento quanto ao significado da palavra fiel, observei nos dicionários que pesquisei que alguns vão além ao trazerem maiores esclarecimentos e, no geral, todos concordam e tratam sem ambiguidades nos sentidos definidos.

Nesta trajetória de busca, confesso que fiquei estarrecido e não menos, maravilhado mediante a avalanche de significados e pela amplitude de sinônimos encontrados. Após esta pesquisa, meditei o que possa vir a ser fiel a Deus. Em minha mente, um flash de advertência reluziu como que na potência de um grande holofote perturbando a serenidade do meu espírito ao me fazer perceber quão necessitada é a minha alma destas virtudes. Não que eu esteja em vazio pleno destes atributos, porém, o espelho da minha consciência mostrou-me o quanto emprego destes valores á Deus, no meu dia a dia. Não há como prosseguir nestas escritas sem antes colocar respectivamente os significados e os sinônimos da palavra fiel.

Vejamos:

Leal: Bom. Confiável. Devotado. Firme. Sincero./ Exato: Autêntico. Certo. Idêntico. Igual. Insuspeito. Rigoroso. Seguro. Verídico./ Constante: Arraigado. Duradouro. Estável. Firme. Fixo. Imperecível. Perdurável. Permanente. Perseverante. Persistente. Sólido./ Cumpridor: Acatador. Brioso. Cuidadoso. Observador. Pontual. Respeitador. Responsável. Zeloso./ Honrado: Digno. Honesto. Íntegro. Probo.

Cônscio destas verdades, nem mesmo o “galo cante três vezes” e algumas de nossas condutas evidenciam o negar a Jesus Cristo. Por meio de ações reprováveis, sucateia-se o que é leal e fenece toda a sua equivalência. Outrossim, o homem regenerado no espírito, pelo Espírito, é a imagem conforme a semelhança de Deus e nessa condição, o que é exato deveria ser expressamente manifesto de suas peculiaridades, porém, a ambivalência encaminha velozmente as nossas contradições e nos coloca mentirosos diante de Deus (Romanos 3:4).

Constata-se que algumas vezes disputamos acirradamente o papel de Marta - ansiosos e afadigados com muitas coisas (Lucas 10:41). Assim sendo asfixia-se gradativamente a constância ao trata-la como secundária e por essa razão danifica-se toda a decorrência de seus sinônimos. A tradução da Bíblia Nova Versão Internacional (NVI) trata a perseverança como um agente potencializador para o caráter aprovado (Romanos 5:3-4), logo, é tragédia anunciada omitir esse princípio e não menos, é a confirmação de insucessos naqueles que constroem casas -relacionamentos com Deus- sobre a areia (Mateus 7:26).

Usa-se inibidor do apetite quanto a ser cumpridor ao passo de ser essa uma das características mais elevadas de ser fiel. Ser cumpridor é estar comprometido com Mateus 5:37 que diz: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; Porque o que passa disto é de procedência maligna”. Quando ocorrem indisciplinas nisso, incidem em descréditos e o homem inebriado de falácias torna inadimplente em seus contratos para com Deus. Por derradeiro e não menos importante, um dos significados de fiel corresponde a honrado. Apontando diretamente para os seus sinônimos, vemos que o câncer da lei de Gerson assalta o homem desta postura e o faz relacionar com Deus muitas vezes na intenção de extrair vantagens, como se Deus não o conhecesse.

Não é que eu advogue por esse falso evangelho onde o relativismo encontra centrado como estilo de vida cristã. Rejeito enfaticamente este tipo de proposta! Também refuto as lentes do legalismo, quais interagem com as retinas farisaicas para que se enxergue que o ser fiel a Deus esta condicionado a usos e costumes, a ser dizimista e ofertante, a somente ouvir musicas cristãs e não conversar outras coisas que não seja sobre a Bíblia.

Creio que nesse processo de santificação para adentrar o estado de perfeição, seremos sempre medíocres no sentido de estar sempre abaixo da média e, incompletos no que se refere a sermos fieis a Deus. Creio que ser fiel a Deus está intrinsecamente voltado a um relacionamento onde a capacidade de aceitar a falha de um ser pecador vem de Deus. (2ª Coríntios 12:9). A prova disto pode ser baseada ao inquirirmos a nossa consciência quanto a todos os significados e sinônimos da palavra fiel e ver se porventura somos em tudo capazes de amar ao Senhor nosso Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o espírito e com todas as nossas forças e a nosso próximo como a nós mesmos. Obviamente encontraremos desde fissuras até lacunas, quais serão a contraprova de que somos tão somente falhos e pecadores.

Não que por sermos falhos e pecadores tenhamos que nos acomodar e esperar que Deus intervenha naquilo que nós mesmos, mediante a fé, podemos romper, mas, olhar para as feridas dos outros e desprezar que as próprias sejam curadas é o mesmo que vivenciar a parábola dita por Jesus, registrada no livro de Lucas 18:9-13 que diz:

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; Um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador”!

Deus sim é fiel!!

Á todos os enfermos, paz!

R. Matos.

Nenhum comentário: