3 de março de 2014

A Igreja "Orgânica"




Assim como certos desencontros e infortúnios assolam a igreja-institucional, não menos está exposta a igreja-orgânica destes piolhos de desventuras.
No timão de comando deste conceito de igreja, encontra-se o seu precursor e conhecido Caio Fábio que é líder e mentor do Caminho da Graça e que possui seguidores espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Como é um conceito novo de igreja e que no Brasil são poucos anos de sua manifestação, é já vista contradições, erros e peculiares respiros de heresias. Contém uma propaganda que alista aqueles que estão “cansados” de serem enganados por aqueles que fazem do evangelho um meio de obter e concentrar poderio financeiro e de massas.

O caminho da graça percorre no caminho que conduz á cabana do logro e não menos são copias - embora que utilizem de eufemismos – das mesmas práticas que com veemência, criticam a igreja-institucionalizada.

A monografia da igreja-orgânica apresenta uma dose cavalar de resistência em não admitir o princípio Bíblico de autoridade ministerial. Anulam em multicores e com multifaces o serviço pastoral e enxerga essa anulação dentro de suas fileiras como uma oportunidade para que todos possam se expressar nas reuniões sem que haja quaisquer indícios de hierarquia. Faz apologia pela não necessidade de se construir “templos” e acenam que a confraria deva reunir- se nos lares, em espaços públicos ou em qualquer outro local que não configure uma estrutura alçada por meio do dinheiro da membresia. Trabalham com ofertas e não creem na legitimidade de dízimo para os tempos neotestamentário. Com esmero, levantam polêmicas a respeito das traduções Bíblicas e semeiam dúvidas tão logo aplacadas por interpretações que alegam serem as mais corretas. Todavia, acredita-se que a igreja do primeiro século é exemplo á ser seguido.

Particularmente, vejo na igreja-orgânica uma estrutura intelectual que remete a advertência de que haveria falsos cristos e não menos, falsas doutrinas em nome de Cristo. Vejo que o fato de pensarem que os cristãos do primeiro século se reuniam em lares e que isso é hoje um exemplo pra ser seguido é no mínimo obtuso. Sabe-se que naquela época havia até mesmo uma forma de se cumprimentar por meio de símbolos ou de palavras em razão de estarem sendo perseguidos e ou mortos pelo império Romano caso professassem abertamente serem cristãos.
É por isso que em secreto, os cristãos se reuniam em lares e a história nos conta que quando eram descobertos acontecia de serem arrancados dos lares com extrema violência e entregues a toda sorte de barbáries (Atos 22: 4-5).
Creio também que não podiam edificar “templos” para se reunirem abertamente como hoje fazemos em razão de toda essa perseguição desencadeada. Até mesmo nos dias atuais é suicídio portar a Bíblia e ou erigir “templos” em países como Eritreia, em partes da África e da Ásia e noutras lugares do mundo.

Sinceramente, o fato de congregar seja pelo modo de igreja-institucional ou mesmo em lares como querem os orgânicos, não diminui a responsabilidade de sermos o sal da terra e a luz para o mundo. Não podemos negar os princípios de autoridade e nem mesmo afugentar as Sagradas Escrituras invertendo valores a fim de agradar pessoas descontentes com outras.

Vejo que a igreja-orgânica, qual vai contra o denominacionalismo, trai a si mesma ao passo de fazer-se conhecida como “Caminho da graça.”
Cai na heresia e se contradiz quando não adota o princípio de autoridade, mas, tem aqueles que ocupam papeis de líderes. Refutam a igreja-institucional, porém se institucionaliza em dogmas quais são piores que do que o estado institucionalizado da igreja.

A igreja-orgânica tem em si mesma somente o bonito nome, porém os agrotóxicos da corrupção do mundo, a muito já se instalou nela.

É um câncer á ser eliminado, a Luz das Escrituras sagradas.

R. Matos.

Nenhum comentário: