19 de setembro de 2013

vinde á Mim




"Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

Uma cena rara: ver o indivíduo ir á Cristo movido da convicção de que se é pecador, que precisa abandonar práticas de pecados e que carece da salvação. Do ponto de vista negativo, quando o “ir” á Cristo acontece, denominações levianas gradativamente encarregam de colocar fardos legalistas, regras religiosas, puritanas e ditatórias, ao invés de simplesmente promoverem O Cristo que tem, traz e oferece alívio. Comumente essas denominações pouco ou quase nada ensinam pelas escrituras, aos novos convertidos, as responsabilidades do jugo de Cristo e, ao contrario, fazem com que tais neófitos ponham a canga denominacional, personalizando-os sutilmente á moldes correspondentes a credos doutrinários e meramente denominacionais.

Não generalizando, tais neófitos e, mesmos os já com certo “tempo de casa,” não encontram descanso para a alma devido ao fato de não terem sidos capacitados na palavra de Deus por meio de suas lideranças (Efésios 4:11-12). Em razão da ignorância voluntária, muitas destas lideranças não querem aprimorar conhecimentos devido ao fato de serem ociosos e ou não quererem de forma empírica e intelectual o comprometimento quanto a crescerem na graça e no conhecimento de Cristo Jesus, privando desta forma as “ovelhas” de pasto farto de alimento, preferindo nutri-las com “arroz sem feijão” de cada dia. Talvez seja isto a força propulsora que amplia fileiras de desviados, de insatisfeitos, de migradores denominacionais e mesmo, de pessoas fracas, para não confirma-las raquíticas e desfiguradas de fé.

Não se deve creditar apenas aos líderes das denominações, levianas ou não, as parcelas dessas irresponsabilidades que diretamente culminam em deficiência de crescimento e esterilidade de experiência em Cristo, já que é de responsabilidade de cada cristão a disposição sincera em experimentar, manifestar e servir ao Reino de Deus.
Acredito que a inoperância e a ineficiência na formação de discípulos embrionados de caráter verdadeiramente expresso de valores, princípios e propósitos solidificados no evangelho, remete a realidade de que seus discipuladores estão passivamente distantes de boa consciência e veracidade de testemunho cristão.

Infelizmente, devido a tais anuências, proliferam multidões de cristãos nominais, de moribundos na fé e outros tantos de não cristãos confessos, em decorrência da escassez de testemunho dos que professam convertidos á Cristo. 


R.Matos

Nenhum comentário: